domingo, 8 de agosto de 2010

Uma doença chamada internet

A busca pela aceitação na sociedade sempre configurou uma característica inerente ao ser humano. Na visão de muitos, o advento da internet - com inúmeras redes sociais - trouxe consigo a esperança de chegar a tal objetivo.

Uma pessoa introvertida e tímida, mas com uma incrível habilidade para colocar as palavras no papel, pode montar um perfil extremamente atraente em sites como Orkut, Facebook e Second Life; assim, a chance de possuir uma grande rede de “amigos” é imensa. Além disso, ela também pode manter contatos via os mais diversos programas de conversa instantânea, como o antigo ICQ ou os atuais MSN e Skype sem necessariamente conseguir conversar com eles quando se encontrarem na rua.

Há também os casos em que, com o auxílio de vários programas, uma mulher considerada feia pelo padrão vigente de beleza pode se tornar a perfeita modelo fotográfica. Assim, homens que verem essas fotos expostas na internet podem passar a admirá-la sem contudo saber que ela é a moça “feia” que está ao lado dele.

Na tentativa de ser alguém com espaço em um determinado círculo social, o qual apresenta certas “exigências” para admitir um novo integrante, dados e imagens das mais variadas são disponibilizadas em rede, configurando um alto risco para a segurança do indivíduo e de todos os que lhe são próximos. Esse fenômeno ainda é relativamente recente; todavia, suas consequências já podem ser observadas – dos casos de pedofilia aos de apologia às drogas, daí à análise dos pertences de alguém para realizar sequestros e assaltos.

Com tantas ferramentas para criar uma realidade idealizada, cada vez mais os internautas esquecem da vida real para se ver apenas na vida virtual, aquela que lhes satisfaz e lhes faz acreditar que são realmente tão perfeitos quanto gostariam de ser. Ambas se misturam e há um esquecimento de qual é qual.

Mais do que um fenômeno no campo psicológico, a substituição por uma identidade virtual se tornou um problema social que já tem sido estudado como uma patologia a ser tratada antes que se torne algo ainda mais crítico.

Um comentário:

jesus disse...

chega de fazer isso... faz um ruim de vez em quando! hahaha
ta mto foda!!!!!