quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Falta de ética, perda de identidade nacional - 06.12.09

A troca de conceitos e pontos de vista diferentes é, graças à globalização, constante. Esse intercâmbio, que deveria ser benéfico, muitas vezes destrói culturas inteiras e leva à massificação do pensamento.
Principalmente a partir da 3ª Revolução Industrial, nas últimas décadas do século passado, a informação obteve meios mais rápidos e fáceis de se espalhar. Culturas e ideais dos mais diversos estendem seus tentáculos sobre as pessoas através dos meios de comunicação.
A alienação do indivíduo é um fato que tem preocupado a todos. O senso comum se fortalece a cada dia e acrescenta mais ideias pré-concebidas, muitas delas carregadas de preconceito.
Por meio da mídia, majoritariamente, potências impõem seus valores em detrimento dos demais. Quase que inconscientemente, inúmeras culturas se deixam ser dominadas por outras mais fortes e influentes.
Embora ocorra tal massificação, o individualismo vem se mostrando como um aspecto marcante na sociedade. A pessoa se sente desengajada do sistema e, ao ver alguns exemplos de falta de ética e moral em membros da sociedade com maior poder de decisão, acabam por começar a seguir os mesmos costumes.
No geral, o sistema capitalista julga mais um indivíduo pelos bens materiais que este possui do que pela moral e ética que demonstra ter.
Evitar que a população continue a se alienar não é tarefa fácil, mas pequenas atitudes muitas vezes levam a grandes consequências. O incentivo a palestras sobre aspectos sociais, movimentos que reúnam pessoas das mais variadas classes sociais em prol da valorização da cultura e a demonstração de valores morais podem ser atitudes realizadas tanto por entidades públicas como privadas e que têm grandes chances de apresentar um reflexo positivo futuramente.

Nenhum comentário: