terça-feira, 20 de março de 2012

O mundo

Eu não entendo as pessoas, definitivamente.
Todos desejam atenção, mas poucos notam o moço que varre a calçada da sua rua, o caixa que vê quanto você deve pagar, o enfermeiro que lhe leva as medicações no horário certo. Praticamente ninguém enxerga quem é simples e, por isso mesmo, essencial. Entretanto, sempre se espera que o atendente agüente calado suas grosserias porque você está com algum problema; que a empregada faça tudo exatamente como você quer sem ser orientada.A terrível mania do ser humano de pensar mais em si, de considerar seus problemas muito piores. Sim, eles sempre serão piores, pois são seus, só não esqueça que o outro também pensa assim.
O que falta para as pessoas é a capacidade de parar e olhar para o outro, percebê-lo como pessoa que é, tentar entender seus gestos e olhares. Não dê a desculpa do tempo, até quem está ocupado demais deve enxergar, não apenas ver. Da próxima vez que estiver no ônibus ou no metrô tente notar aquela pessoa encostada num canto, aparentemente um alguém qualquer. Note suas rugas, tanto de preocupação quanto de riso, e perceba que o mundo é muito maior. Ele está em você, no outro, em mim - nós somos o mundo.

Um comentário:

marcaum123 disse...

Mesmo o mais altruísta dos seres humanos vai enxergar seus problemas acima dos problemas dos outros... mesmo que o seu problema seja um problema dos outros. Se um amigo tá doente a pessoa vai ajudar o amigo reclamando com o médico/enfermeiro/atendente ou seja quem for.

O que eu sinto que realmente falta no mundo é algo chamado "bom senso"