terça-feira, 29 de setembro de 2009

"A dor é inevitável. O sofrimento é opcional." (Carlos Drummond de Andrade)

"Eu sou um romântico quase caricatural. Acho que todo amor é eterno e, se acaba, não era amor. Para mim, o amor continua além da vida e além da morte. Digo isso e sinto que se insinua nas minhas palavras um ridículo irresistível, mas vivo a confessar que o ridículo é uma das minhas dimensões mais válidas.". Esse trecho, escrito por Nelson Rodrigues, descreve o amor de uma maneira piegas que, no entanto, está próxima da realidade. Afinal, os seres humanos são incrivelmente semelhantes quando se trata de sentimentos.
Para alguns, amor é abnegação, compreensão. Para outros, é uma maneira de se sentir completo. Todos já se decepcionaram ou ainda se decepcionarão com quem amam. E é aí que está a perfeição da vida. Ninguém aprende a andar de bicicleta sem cair.
O cuidado deve estar em não confundir amor com paixão e, assim, sofrer sem necessidade. Para ser feliz, é preciso entender os próprios sentimentos e ter paciência. No fim, todos encontram a felicidade e o amor que mais lhes convém.

*22/02/2008*

Nenhum comentário: