sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pseudoenriquecimento Cultural

Século XXI. Terceira Revolução Industrial. Desde países emergentes até países desenvolvidos aderem à comunidade internacional, garantindo a sobrevivência na nova ordem internacional. A globalização aproxima os espaços com o apoio da mídia; mas as regras do mercado, ao serem ditadas pelas potências econômicas, afastam as pessoas e destroem culturas que se deixam influenciar por pensamentos hegemônicos transmitidos pelos mais diversos meios de comunicação.
Ocorreram inúmeras e rápidas transformações na esfera técnico-científica que levaram à modernização dos meios de comunicação. Nessa era da informação acessível, rápida e direta, é observado um grande volume de informações que dificulta o desenvolvimento de um maior senso crítico.
Com a difusão do sistema capitalista, a necessidade de consumo passou a fazer parte das prioridades da sociedade. Muito da responsabilidade por isso cabe a mídia, a qual tem grande influência sobre o desejo de consumo. Não há revistas, jornais, redes televisivas ou radiofônicas e “sites” que não possuam propagandas e promoções dos mais diversos produtos e serviços; e no Brasil, por exemplo, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, já em 1996 adquirir uma televisão ou um rádio era mais importante para a população do que uma geladeira, um bem de consumo necessário.
Em um mundo totalmente interligado, com as redes imateriais se expandindo mais a cada dia, culturas diferentes tendem a ter maior proximidade. O que a princípio pode parecer um enriquecimento do conhecimento de todos os povos apresenta-se, na realidade, como responsável por uma perda crescente de valores culturais.
A mídia, ao importar modelos globais e inseri-los em diversos locais, acaba por deteriorar os hábitos e valores de culturas menos influentes, inserindo-as em um padrão mundial que traz consigo a perda da liberdade e da identidade humana. Fazer um uso adequado da comunicação sem barreiras, promovendo o raciocínio e aproximando as relações humanas, é possível; porém, não convém a todos.

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